top of page

O Rodas de Leitura é um coletivo de pessoas que acredita na leitura como ação transformadora do mundo. Propomos uma ação cultural que ocupa, de maneira criativa, o espaço público por meio da mediação de leitura e tendo a bicicleta como transporte.

 

 

Nossa origem remonta ao projeto Biblioteca Viva / Mudando a História que surge em 1997 com a formação dos primeiros mediadores de leitura do Brasil. Em 2004 alguns grupos de mediadores começaram a atuar fora das instituições de origem, realizando este trabalho em espaços públicos.

 

 

 

Em 2013 surge o Rodas de Leitura com parte desse grupo de mediadores que resolve inserir a bike como meio de transporte para se chegar ao local da ação. Com isso, o coletivo passou a buscar integrar-se aos princípios do cicloativismo e a difundir a cultura da bike na cidade.

 

 

A partir dessas duas ações de participação na cidade - a mediação de leitura em espaços públicos e o cicloativismo - o coletivo Rodas de Leitura reforça e vivencia o Direito à Cidade, que surge como a ampliação do direito à gestão democrática nas cidades, bem como os direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais (art. 2° do Estatuto da Cidade – direito a cidades sustentáveis entendido como: direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações)

 

 

O coletivo é apoiado pelo Instituto Sincronicidade,

organização sem fins lucrativos fundada em 2001 com a missão de promover a transição para sociedades mais sustentáveis por meio do desenvolvimento de projetos e do fortalecimento de iniciativas, coletivos e redes engajadas na transformação social com foco em metodologias colaborativas e processos de aprendizagem que potencializem a inteligência coletiva e soluções criativas para os problemas socioambientais.

 

bottom of page